Você sabe a diferença entre Mamografia e Ultrassonografia das Mamas?

Você sabe a diferença entre Mamografia e Ultrassonografia das Mamas?

A ultrassom das mamas e a mamografia são dois exames preventivos importantes para avaliar a saúde da mulher, embora ambos analisem as mamas, são exames diferentes e complementares

Entenda a diferença entre ultrassom de mamas e mamografia e quando os realizar.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MAMOGRAFIA E USG MAMÁRIO?
MAMOGRAFIA:
O QUE É E COMO É O EXAME?
A mamografia detecta precocemente o câncer de mama e é feito por meio de radiografia. Além disso, é um grande auxiliador para analisar o tratamento da doença. A radiografia é realizada por um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e, através dessa compressão, fornece imagens de qualidade.

A ultrassonografia da mama é frequentemente usada junto com a mamografia, mas, em alguns casos é solicitada como teste único.

Diferentemente da mamografia, que é um raio-x das mamas, a ultrassonografia não utiliza radiação e, portanto, não apresenta risco para gestantes.

Não só pode o ultrassom ser usado com segurança durante a gravidez, mas também é útil para aquelas pessoas que podem ter a presença de alergias aos contrastes presentes em alguns exames de imagem, por exemplo.

Porém, a ultrassonografia geralmente não é usada como um exame de rastreamento para a detecção do câncer de mama, porque nem sempre detecta alguns sinais precoces de câncer, como microcalcificações, que são minúsculos depósitos de cálcio.

Já a mamografia é eficaz para a detecção da doença logo no início, o que potencializa as chances de cura.

O ultrassom pode ser usado em mulheres para as quais a radiação é contraindicada, como mulheres grávidas, mulheres com menos de 30 anos e mulheres com implantes mamários de silicone.

Pode ainda ser utilizado para orientar procedimentos intervencionistas, como localização de agulha durante biópsias de mama e aspiração de cisto (remoção de fluido do cisto).

Como é realizada a ultrassonografia da mama?
Durante o procedimento, você vai deitar de costas em uma mesa de exame e levantar o braço acima da cabeça, do lado do peito a ser examinado.

Um gel condutor será aplicado na mama e um transdutor de mão será colocado e movimentando diretamente sobre a pele para captar as imagens da mama. Após o procedimento, o gel será removido do seio e você será liberada.

Como é realizada a mamografia?
O seu seio será posicionado em uma plataforma. Você pode ser solicitada a levantar o braço ou inclinar-se na máquina. Uma vez em posição adequada, seu seio será comprimido por alguns segundos, enquanto imagens são capturadas.

Assim que a imagem for feita, a compactação será liberada. A compressão é uma parte importante de qualquer mamografia, porque ajuda a espalhar o tecido mamário para que o radiologista possa analisar melhor o que há nele.

No Mês do Outubro Rosa aqui na Diagnóstico temos promoções especiais:

📱 Agende agora pela nossa central de atendimento:
(21) 2391 8662 / (21) 97191-0085 / (21) 99954-8622.

.

Deixe uma resposta